Todos os anos, muitas cinebiografias chegam às telonas a fim de reproduzir a história de vida de atores, políticos, músicos, atletas e até mesmo pessoas comuns. Para que o filme seja o mais realista possível, os atores são completamente transformados pelos departamentos de arte (maquiagem, figurino, cenário) e se tornam praticamente a imagem e semelhança do homenageado.
A equipe do Dicas Filme preparou uma lista com 10 ótimos trabalhos de caracterização do cinema nacional e internacional. Claro que, existem muitos outros e gostaríamos de saber de você, querido leitor, quais te chamaram mais a atenção. Comente!
Em uma comparação entre a ficção e a realidade, confira 10 atores que ficaram idênticos aos seus personagens:
- Ashton Kutcher como Steve Jobs (Jobs)
Iniciaremos este comparativo com um dos filmes mais aguardados. Em Jobs, Ashton Kutcher encarnaSteve Jobs, o cofundador e ex-CEO da Apple, enfocando a época de sua vida de quando era hippie até a fundação da multinacional.
- Renato Mendonça como Renato Russo (Somos Tão Jovens)
Thiago Mendonça recria a juventude de Renato Russo em longa sobre o líder da Legião Urbana. Com o objetivo de aprender a manejar os instrumentos musicais e saber um pouco mais sobre a vida do Renato, o ator chegou a se trancar por semanas no estúdio de Carlos Trilha, produtor dos últimos discos e amigo íntimo do compositor.
- Robert Downey Jr. como Charlie Chaplin (Chaplin)
Robert Downey Jr. interpretou Charlie Chaplin, um dos maiores gênios do cinema, em 1992 no filmeChaplin, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator.
- Daniel Oliveira como Cazuza (Cazuza - O Tempo Não Para)
Em 2004, Daniel de Oliveira interpretou e emocionou milhões de espectadores como o músico Cazuzano filme Cazuza – O Tempo Não Para. O ator conta que alugou um apartamento no Leblon e ficou imerso no mundo de Cazuza, ouvindo as músicas dele, dando umas voltas nos locais que ele frequentava e encontrando com pessoas próximas a ele.
- Morgan Freeman como Nelson Mandela (Invictus)
Em Invictus, Morgan Freeman nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul para ajudar a unir a nação. Antes das filmagens começarem, Morgan Freeman e a produtora Lori McCreary visitaram Nelson Mandela, pedindo sua bênção para o filme.
- Caco Ciocler como Luís Carlos Prestes (Olga)
Em 2004, Caco Ciocler interpretou Luís Carlos Prestes, personagem que deu certo trabalho ao diretor Jayme Monjardim. Até Ciocler ser escolhido para o papel, foram necessários quarenta testes para a escolha do intérprete ideal,já que era muito difícil encontrar alguém que, além de bom ator, tivesse também os traços físicos do personagem.
- Liam Neeson como Oskar Schindler (A Lista de Schindler)
Liam Neeson ficou bastante conhecido principalmente por atuar como Oskar Schindler no aclamado A Lista de Schindler, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator. Para Steven Spielberg, diretor do filme, Neeson foi a escolha máxima para o empolado e enigmático Schindler.
- Nivaldo Expedito como Luiz Gonzaga (Gonzaga – De Pai pra Filho)
Nivaldo Expedito de Carvalho, nunca tinha atuado antes, foi selecionado entre mais de 5 mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga. Para participar do filme, quem o inscreveu para a disputa pelo papel foi sua esposa, Daniela Piccino.
- Cate Blanchett como Bob Dylan (Não Estou Lá)
Cate Blanchet interpretou o personagem Jude Quinn, um dos alter egos de Bob Dylan no filme Não Estou Lá. Curiosamente, a atriz usou uma meia na calça para andar como um homem e, assim, realizar o papel com mais realidade.
- Nelson Xavier como Chico Xavier (Chico Xavier – O Filme)
Nelson Xavier interpretou o médium dos anos 60 até os 80 anos em Chico Xavier – O Filme. De acordo com o ator, esse papel mudou sua vida e o tornou “um ‘bocadinho’ melhor e mais atento a esse lado, digamos, ético da vida.”.