Um dos maiores terrores da mulher é a TPM- Tensão pré-menstrual. Na verdade se a mulher sofre todos os meses com sintomas, acaba sendo uma síndrome pré-menstrual, a tensão é apenas um dos sintomas, desse período repleto de sinais físicos e emocionais que antecedem a menstruação.
Geralmente os sintomas aparecem na segunda metade do ciclo e deve desaparecer logo depois que a mulher menstrua, cerca de 60 por cento das mulheres tem algum tipo de sintoma principalmente na adolescência e juventude.
Os sintomas emocionais desse período são: Choro fácil, aumento ou diminuição da libido, excitação fácil, raiva, ansiedade e irritação sem causa aparente.
E tem também os sintomas físicos: Dor e sensibilidade nas mamas, cefaleia, inchaço abdominal, retenção de líquidos nas pernas e pés, cólicas, aumento ou perda de apetite, dor no corpo e cansaço.
Nem sempre as mulheres apresentam todos os sintomas, algumas apresentam mais, abaixo veremos o que fazer para amenizar o desconforto.
Geralmente a melhor forma de aliviar os sintomas é mudando os hábitos alimentares, embora isso dependa muito da intensidade da síndrome. Deve-se evitar o consumo em grande quantidade de bebidas estimulantes, como café e refrigerantes e comer menos gordura. Atividades físicas são essenciais para a mulher e ajudam também. Com o auxílio de um profissional poder ser indicado um anticoncepcional e se os sintomas forem muitos severos ainda pode ser receitado algum remédio.
Alimentos que ajudam aliviar os sintomas:
Para a ansiedade e irritabilidade, o que ajuda é consumir alimentos com vitamina B6, ela é encontrada no feijão, em carnes magras e verduras. As fibras também ajudam a controlar o intestino, eliminam as toxinas e oferecem imunidade ao corpo. A vitamina E que está presente no azeite de oliva e na gema de ovo também auxilia ao combate desses sintomas.
Para combater o cansaço, as dores de cabeça e a vontade de comer doces, o magnésio ajuda bastante, ele relaxa a musculatura e diminui o apetite por doces. O magnésio está presente na aveia, beterraba, amêndoas, castanhas e banana. O zinco também auxilia no combate desses sintomas, é encontrado em carnes em geral e em grande quantidade no fígado. A vitamina B6 novamente e a vitamina c devem ser incluídas na dieta, laranja, abacate e tomate são fontes dessa vitamina.
Para a retenção de líquidos retornam o magnésio e a vitamina B6 e ainda somamos o potássio que é encontrado na banana, água de coco e linhaça.
Não pode deixar de tomar muita água e procurar relaxar fazendo alguma atividade que lhe dê prazer.